terça-feira, 24 de maio de 2011

Xarpi é arte ou crime ?

Tag é um termo que deriva da denominação utilizada pelos grafiteiros e tem origem em Nova York, e quer dizer assinatura. O tag reto foi difundido pelos "pixadores" de São Paulo e é mais que uma assinatura, já se tornou um estilo de letra. Surgiu como elemento diferenciador dos grupos de "pixadores" que foram buscando desenhos próprios para as letras. Esse estilo é caracterizado por letras retas, alongadas e pontiagudas, que procuram ocupar o maior espaço possível no suporte, o surgimento deste estilo de letras típico de São Paulo é único no mundo , assim como no Rio de janeiro , Belo Horizonte , goiania entre outros estados brasileiros cada um com sua particularidade.
Dezembro de 2010 foi lançado o livro "Pichação não é pixação" uma introdução à análise das expressões gráficas urbanas.
Pichação com “cêagá” ou pichação com “xis”?
o grafite e a pixação viram crescer a onda mundial da intervenção urbana, e passaram a dividir as atenções e o espaço público com novos artistas de rua.
"a pichação não é pixação oferece um novo angulo de visão acerca de uma das maiores manifestações das paisagens urbana atual"Gustavo Lassala, typedesigner e pesquisador trata do registro dessa expressão cultural presentando-a a partir de uma perspectiva histórica, de maneira simples, contextualizada e livre de preconceitos.
observação : Juridicamente pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano é crime ambiental nos termos do art. 65, da Lei 9.605/98, com pena de detenção de 3 meses a um ano, e multa. Se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada por seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena passa a ser de 6 meses a um ano, e multa .
veja a chamada do documentário "PIXO".
                                     

Nenhum comentário: